Um pouco de história.
Um dos mais icônicos e perenes sound logos também foi o primeiro a ser criado com essa finalidade: o Intel “bong”. A estratégia da Intel era pagar pelos segundos finais dos comerciais dos fabricantes de computadores que usavam seus chips. Então, em 1991, brifou o músico Walter Werzowa para a criação de uma melodi que transmitisse confiabilidade, inovação e proximidade.
O músico separou a frase do slogan em sílabas. E atribuiu notas a cada uma delas.
Nosso ponto de partida.
Na identidade sonora que criamos para a 99 há duas grandezas.
1) O tema sonora da campanha (Recalcula);
2) O logo sonoro (economiza/ganhe mais de 99).
Portanto:
A primeira parte [atual RE • CAL • CU • LA] será sempre o tema de campanha. A melodia pode mudar conforme a campanha, para acomodar frases mais curtas ou longas e não engessar a criatividade.
A segunda parte conterá o call to action [atualmente ECONOMIZA/GANHE MAIS] e o logo sonoro. Aqui a melodia não muda nunca.
Alguns testes
Criamos um tema de campanha hipotético para testar a flexibilidade da assinatura sonora. Sobre a melodia a seguir, imagine a assinatura cantada:
“Quer mais mobilidade? Chame já seu 99.”
Note que os espaços delimitados estão respeitados.
Outro exemplo, para submeter nossa organização melódica a um teste extremo: uma hipotética campanha destacando que com a 99 o passageiro pode ir trabalhando no banco de trás enquanto se desloca pela cidade.
“Use o tempo do trânsito. Produza mais de 99.”
Uma proposta
Como parte integrante deste projeto nós iremos propor a vinheta sonora para o app, nas suas duas versões: que som o motorista ouve ao aceitar uma corrida? Que som o passageiro ouve ao solicitar a corrida?
Por ora apresentamos esses dois layouts, a serem desenvolvidos de acordo com o direcionamento da 99 e as especificações do aplicativo. Escolhemos alguns atributos para tangibilizar o som da vinheta e acrescentar informação a ela. Isto pode ser aprimorado conforme as indicações da 99.
Próximos passos
Estamos trabalhando na continuidade da campanha com a equipe da África, e aguardamos o retorno do cliente para evoluirmos na construção da identidade sonora da 99.