QUE BARULHO FOI ESSE?

O áudio não pode ser a nota de encerramento da reunião de PPM. O áudio não pode ser a referência tocada na caixa de som quando todo mundo está enrolando os carregadores de seus laptops e o pão de queijo já está frio na reunião. O áudio não pode esperar em silêncio respeitoso.

Nós somos a WeJam. Nossa missão é criar áudio que faz barulho.

Ainda que a música seja o veículo que melhor transporta emoções entre todas as mídias inventadas, e por mais que nossos músicos sejam artísticos e poéticos e viajantes, trabalhamos com parâmetros objetivos - sim, a gente segue um briefing.

Para esta campanha de 99, estamos pensando em:

SINGULARIDADE

Nosso maior objetivo é ter recall.

Em tempos de infobesidade, que é a oferta exagerada de estímulos com que o espectador precisa lidar diariamente, é mandatório ser sintético para ser memorável.

Além disso é mandatório ser totalmente original: uma combinação de notas e de instrumentos inesperados diferente de tudo que já se ouviu antes.

Por fim, é preciso deixar no consumidor a emoção que o roteiro descreveu mesmo após a assinatura.

E o que nós amamos nos roteiros de 99? Eles são engraçados, inteligentes, grudam na cabeça.   

FALADO ABSOLUTO

Além do ouvido absoluto do maestro, é preciso entender a dinâmica dos roteiros: o texto falado pelos personagens é que manda. 

Cada roteiro é um sketch do Saturday Night Live. Podemos testar uma "cartela sonora", que funciona para destacar o comercial e capturar a atenção do espectador para o diálogo. O acting dos atores é protagonista.

HABEMOS TEMA

Os roteiros têm um tema ultra-musical.

O MESMO CARRO. O MESMO MOTORISTA. PRA QUÊ PAGAR MAIS?

Tem métrica, tem apelo, é provocativo.

Já dá pra imaginar o tema sonorizado e memorizado. Como aconteceu com um dos nossos hits clássicos (assista a seguir).

Um de mais de 20 exemplos de aplicação do tema sonoro que criamos para Bom Negócio Ponto Com.

 

TUDO ISSO. E O SOUND DESIGN.

Os personagens estão na rua. Ouvimos os sons ambientes de maneira realística. Há carros? Estamos próximos da saída de um colégio - o local onde acontecem os diálogos serve para que a gente crie o sound design, que é o cenário sonoro de qualquer produção.

Este exemplo, uma cena de Annie Hall (Woody Allen) vem à cabeça. Ela se passa dentro de um cinema, ouvimos o burburinho realista da fila, e este é o cenário perfeito para o diálogo que realmente importa (que vem ao final). A execução é tão perfeita que a cena não envelhece.

 

PRÓXIMOS PASSOS E COMPASSOS.

Nós temos imenso desejo de entrar neste projeto com a África.

Acreditamos na descomoditização do áudio, na inquietação e na busca por originalidade. Isto é aparente no nosso repertório aqui no site e no nosso jeito de conduzir o processo: nosso diretor de criação trabalha junto com a produtora de imagem durante o filme e junto com nossos produtores durante toda a realização do trabalho, representando a criação da agência e garantindo a clareza na transmissão das ideias e feedbacks. Como no roteiro 2, o nosso DC é um amigo imaginário que se materializa para garantir a melhor execução.

 

OBRIGADO!