QUE BARULHO FOI ESSE?
O áudio não pode ser a nota de encerramento da reunião de PPM. O áudio não pode ser a referência tocada na caixa de som quando todo mundo está enrolando os carregadores de seus laptops e o pão de queijo já está frio na reunião. O áudio não pode esperar em silêncio respeitoso.
Nós somos a WeJam. Nossa missão é criar áudio que faz barulho.
Ainda que a música seja o veículo que melhor transporta emoções entre todas as mídias inventadas, e por mais que nossos músicos sejam artísticos e poéticos e viajantes, trabalhamos com parâmetros objetivos - sim, a gente segue um briefing.
Para esta campanha de 99, estamos pensando em:
SINGULARIDADE
Nosso maior objetivo é ter recall.
Em tempos de infobesidade, que é a oferta exagerada de estímulos com que o espectador precisa lidar diariamente, é mandatório ser sintético para ser memorável.
Além disso é mandatório ser totalmente original: uma combinação de notas e de instrumentos inesperados diferente de tudo que já se ouviu antes.
Por fim, é preciso deixar no consumidor a emoção que o roteiro descreveu mesmo após a assinatura.
E o que nós amamos nos roteiros de 99? Eles são engraçados, inteligentes, grudam na cabeça.
FALADO ABSOLUTO
Além do ouvido absoluto do maestro, é preciso entender a dinâmica dos roteiros: o texto falado pelos personagens é que manda.
Cada roteiro é um sketch do Saturday Night Live. Podemos testar uma "cartela sonora", que funciona para destacar o comercial e capturar a atenção do espectador para o diálogo. O acting dos atores é protagonista.
HABEMOS TEMA
Os roteiros têm um tema ultra-musical.
O MESMO CARRO. O MESMO MOTORISTA. PRA QUÊ PAGAR MAIS?
Tem métrica, tem apelo, é provocativo.
Já dá pra imaginar o tema sonorizado e memorizado. Como aconteceu com um dos nossos hits clássicos (assista a seguir).
Um de mais de 20 exemplos de aplicação do tema sonoro que criamos para Bom Negócio Ponto Com.
TUDO ISSO. E O SOUND DESIGN.
Os personagens estão na rua. Ouvimos os sons ambientes de maneira realística. Há carros? Estamos próximos da saída de um colégio - o local onde acontecem os diálogos serve para que a gente crie o sound design, que é o cenário sonoro de qualquer produção.
Este exemplo, uma cena de Annie Hall (Woody Allen) vem à cabeça. Ela se passa dentro de um cinema, ouvimos o burburinho realista da fila, e este é o cenário perfeito para o diálogo que realmente importa (que vem ao final). A execução é tão perfeita que a cena não envelhece.
PRÓXIMOS PASSOS E COMPASSOS.
Nós temos imenso desejo de entrar neste projeto com a África.
Acreditamos na descomoditização do áudio, na inquietação e na busca por originalidade. Isto é aparente no nosso repertório aqui no site e no nosso jeito de conduzir o processo: nosso diretor de criação trabalha junto com a produtora de imagem durante o filme e junto com nossos produtores durante toda a realização do trabalho, representando a criação da agência e garantindo a clareza na transmissão das ideias e feedbacks. Como no roteiro 2, o nosso DC é um amigo imaginário que se materializa para garantir a melhor execução.