O que é Audiovertising?

A música é muito mais que acompanhamento de histórias. Em publicidade, onde a síntese e a objetividade podem garantir o sucesso da comunicação, a música é parte essencial para que a história seja contada e, mais importante, lembrada.

Audiovertising é o curso criado e ministrado por Oswaldo Sperandio, o Oz. Um dos mais premiados e conhecidos maestros da produção musical e publicitária do Brasil, Oz explica, em 6 módulos semanais de 1 hora, como se cria música para amplificar a mensagem.

 
 

Temas dos módulos

Entendendo os elementos da música:

Os primeiros exercícios são analíticos. Estimulam o pensamento musical e a percepção de utilidade de cada sonoridade para a história que vamos contar. Os alunos aprendem como contextualizar elementos musicais (instrumentos, voz, sound design) numa linha do tempo e a construir uma história a partir dessas sonoridades.

 

Trilha certa X trilha errada:

O pensamento musical deve servir à mensagem proposta no roteiro. Neste módulo estudamos a diferença entre afirmação e contraposição da música em relação ao que propõe o roteiro. A música vai reafirmar o que nos diz a imagem? Ou a música briga com a imagem, tornando a mensagem menos potente?

Trilha certa: a partir dos movimentos e elementos na formação do logo, usa sons que remetem ao Japão e ao idioma japonês para criar impacto.

Trilha errada: a música é poderosa, mas não transmite a mesma mensagem que a imagem.

 

Música das palavras:

Há músicas que afirmam, contrapõem e há também aquelas que derivam do que dizem as letras ou frases mais marcantes do roteiro. Vamos desenvolver ferramentas para analisar roteiros e aprendermos a definir a música para afirmar, contrapor ou derivada de palavras-chave.

“O desodorante do homem HOMEM” MÚSICA AFIRMA A PROMESSA DO PRODUTO

"Ninguém aguenta mais esse cheiro de b%$#@” MÚSICA (divertida) QUE CONTRAPÕE A MENSAGEM (agressiva)

“No mar eu sei quando dá para arriscar mais e quando é melhor esperar” - MÚSICA DERIVADA DO TEXTO DO PROTAGONISTA

 

Imagem dada:

Vamos construir juntos um discurso musical para um filme existente, colocando em prática a informação dos módulos anteriores.

Screen Shot 2018-11-05 at 18.02.01.png
 

Soundlogos:

O soundlogo é a peça publicitária que mais condensa informações criativas sobre uma marca. É fundamental conhecer os parâmetros e casos bem sucedidos para aprender mais sobre como construir soundlogos como alguns dos cases famosos a seguir.

Sound logo 99

Sound logo aplicativo Minha Net

Sound logo AC Camargo Cancer Center

 

Revisão total:

O curso de Audiovertising termina com uma revisão sobre os 5 módulos anteriores. A nossa produtora está aberta para os alunos interessados e para a Miami Ad School a qualquer hora: acreditamos muito na formação bem fundamentada da escola e será uma honra para nós fazer parte deste trabalho tão importante para o nosso mercado.

 

OBRIGADO!