PRA FRENTE EM NOTAS MUSICAIS
A assinatura sonora atual do Bradesco apresenta um paradoxo.
A mensagem da voz é pra frente. Mas a sonoridade que acompanha a voz é monotônica. Não progride, não vai pra frente.
Nós enxergamos uma grande oportunidade aqui: as sílabas da frase Pra frente têm uma métrica excelente. E devem ser representadas em uma progressão de notas, sempre indo do grave para o agudo. Uma representação musical do ideal do Bradesco.
PRA•FREN•TE = 3 sílabas = 3 notas musicais: RÉ - LÁ - LÁ.
O vídeo a seguir deixa isso bem claro: as notas progridem da esquerda para a direita.
RE•LÁ•LÁ
As três sílabas da frase transformadas em notas musicais também são uma estrutura mnemônica. Representa um escopo infinito de variações e aplicações. E ainda mais importante: indica o horizonte para que a sonoridade do Bradesco siga evoluindo.
COMO FUNCIONA?
Estudo de aplicação de nova assinatura no filme Onda, Bradesco Prime.
PRIMEIRA EVOLUÇÃO
A locução passa a ser feita por uma voz que tem identificação com o produto ou serviço que está sendo comunicado.
SEGUNDA EVOLUÇÃO
Mônica Kerr, fonoaudióloga, Bradesco Consórcio
Quem melhor que os clientes e representantes reais das diferentes atividades do Bradesco para assinar as peças? Se trata, literalmente, de assinar embaixo daquilo que se está dizendo.
Não são locutores: são testemunhais de pessoas que contam com o Bradesco. Vamos ter um banco de vozes, de acordo com as especificações da agência, para uso permanente. Nossa proposta é transformar a assinatura de cada peça num depoimento real.
TERCEIRA EVOLUÇÃO
Não dá para pensar em soundbranding no curto prazo. E uma vez que o conceito que representa a marca é assimilado, precisa evoluir. No nosso entendimento, Bradesco sempre será Pra Frente em tudo aquilo que importa aos seus clientes.
E mais: sempre foi Pra Frente.
A evolução da assinatura usando nossas três sílabas musicais passam, portanto, a representar BRA•DES•CO. A locução deixa de ser necessária, a exemplo do 5 key note de Intel Inside e outras assinaturas sonoras emblemáticas.
Evolução no lugar de substituição.