CREDENCIAIS

⇒ A WeJam nasceu em 2017, mas tem no seu DNA décadas de experiência de profissionais de algumas das maiores produtoras e agências do país. 
⇒ Temos no nosso repertório diversos cases famosos e muito bem sucedidos de Sound Branding. Entre eles se destaca a identidade sonora criada para o Bradesco em 2015.

 

ESTABELECENDO PARÂMETROS PARA A CONCEPÇÃO DA IDENTIDADE SONORA.

 

PRA FRENTE EM NOTAS MUSICAIS

A assinatura atual passa a ideia de diversidade. Um coro de vozes representa gente que faz o Bradesco ser de todos, e a projeção das vozes deste coro remete a coragem, otimismo, olhar para a frente.

Mas ao analisar a musicalidade do coro, notamos que as notas são decrescentes. Ou seja, caminham para trás.

Musicalmente, portanto, sugerimos que as notas progridam, caminhem também pra frente, sempre do grave para o agudo.

As três sílabas da frase (PRA • FREN • TE) ajudam bastante nisso.

teclado.001.jpeg
 

Como isto funciona no nosso coro? Ouça no exemplo abaixo:

Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more

opções de coro: 

gradação

 
 

DIVERSIDADE DE VOZES

O coro, para passar a ideia de diversidade, precisa de muitas vozes, na entonação certa de otimismo. Mas a sobreposição de vozes de timbres diferentes neste campo sonoro cria um efeito colateral: pode ser percebida como um grito.

Nossa proposta: que cada peça sonora seja interpretada por uma voz diferente. Assim a ideia de diversidade das vozes se dá através da diversidade das execuções publicitárias - para um anunciante do tamanho do Bradesco, com tamanha frequência de peças no ar, a percepção de diversidade será instantânea. 

Pedro Bial pode seguir representando a marca institucionalmente. E vozes diversas, exponencialmente, construirão esta nova identidade sonora.

Nos exemplos abaixo isto fica claro.

Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more

[OBS: NÃO TENHO OS MIDIS DESCRITOS ACIMA - SOLISTAS FALANDO A ASSINATURA]

 
 

ASSINATURA DE QUEM ASSINA EMBAIXO

Enquanto estávamos gravando diferentes tipos de vozes nos perguntamos: quem melhor que os clientes e representantes reais das diferentes atividades do Bradesco para assinar as peças? Se trata, literalmente, de assinar embaixo daquilo que se está dizendo.

Para crédito, um empresário que expandiu suas atividades graças ao apoio do Bradesco. Para os clientes do Agronegócio, um produtor rural. Para Inovabra, o idealizador de uma startup. Mesmo durante as temporadas do Cirque du Soleil podemos usar a voz de um artista da equipe na assinatura.

Não são locutores: são testemunhais de pessoas que contam com o Bradesco. Vamos ter um banco de vozes, de acordo com as especificações da agência, para uso permanente.

Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more

[OBS: NÃO TENHO OS MIDIS DESCRITOS ACIMA]

 

TESTANDO A VERSATILIDADE

Confira alguns exercícios desta proposta de assinatura em algumas peças já existentes.

Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more
Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more

[OBS: NÃO TENHO OS MIDIS DESCRITOS ACIMA, CREIO QUE DEVEMOS FAZER UM NOVO EXEMPLO PARA TRILHA INSTRUMENTAL - PENSEI EM USAR PRIME, O QUE ACHAM - E UM NOVO EXEMPLO PARA TRILHA DE ARTISTA CONHECIDO PQ O JOE COCKER JÁ FICOU UM POUCO GASTO]

 
 

TRÊS SÍLABAS MUSICAIS

Não dá para pensar em soundbranding no curto prazo. E uma vez que o conceito que representa a marca é assimilado, precisa evoluir. No nosso entendimento, Bradesco sempre será Pra Frente em tudo aquilo que importa aos seus clientes.

E mais: sempre foi Pra Frente.

A evolução da assinatura usando nossas três sílabas musicais passam, portanto, a representar BRA•DES•CO. O trajeto percorrido pela marca em centenas de execuções é assimilado permanentemente na assinatura. Evolução no lugar de substituição.

Audio Block
Double-click here to upload or link to a .mp3. Learn more

[OBS: AQUI PRECISAMOS DE UM MIDI DAS TRÊS NOTAS COM SONORIDADE PECULIAR, RELATIVA AO BRA•DES•CO]

 

OBRIGADO!