O som do futebol.

Estamos muito empolgados com a possibilidade de produzir o áudio para os roteiros DUAS COPAS JUNTAS, COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO E COPA AMÉRICA. Porque somos fanáticos pelo esporte, porque são grandes propriedades da TV Globo. E, principalmente, por causa do protagonismo que o áudio tem na experiência do torcedor. Não é por acaso que, no campo, vemos aqueles microfones presos ao gramado: o barulho do pé batendo na bola, e o som da bola raspando na rede são tão importantes quanto o som do grito de um gol.

mic_fut.png

Portanto, além das propostas de caminhos musicais, vamos ter em mente a importância do sound design nesses filmes. Um brasileiro já nasce sabendo dos sons que a bola de futebol produz.

 

Uma proposta moderna.

O futebol brasileiro também é famoso pelo jeito em que sempre foi captado e transmitido. Desde o lendário Canal 100 até chegar à cobertura atual dos 100% do campo, com ângulos invertidos e câmeras aéreas. Mas onde está a referência mais moderna?

Que música o brasileiro associa a futebol e que as transmissões da TV ainda não usaram?

A trilha sonora dos videogames. Na playlist a seguir Favor ouvir a lista completa no Spotify) destacamos três que nos parecem vibrantes e musicalmente ricas:

1_Beautiful People

6_Take It Easy

13_ City Looks Pretty

The official FIFA 19 Soundtrack is now here! For more on the game, the complete soundtrack line-up, and all things music including a Hans Zimmer score and music artists FUT kits, click here.

 

Uma proposta desafiadora.

Como descrito na introdução, os sons do futebol são inconfundíveis. E para nós, soam como música. Então por quê não fazer música com eles? A seguir, trilha realizada com sons característicos do basquete.

 

Uma proposta brasileira.

Novos e surpreendentes sons brasileiros: tem muito talento para descobrirmos e colocarmos no gosto popular. É sempre um caminho interessante, o papel da curadoria musical desempenhado pelo comercial. A Apple segue fazendo isso com seus lançamentos de produtos, tendo trazido para os holofotes nomes como Cosmo Sheldrake (Come Along) e Anderson Paak (‘Til It's Over).

Cosmo Sheldrake, Come Along.

Anderson Paak, ‘Til It's Over

Nossa proposta é dar voz para artistas brasileiros como os dois nomes a seguir:

Mustache & Os Apaches, Time is Monkey

Charlie & Os Marretas, Marretón

 

A locução.

Estamos sempre em busca de novos nomes, que não sejam locutores profissionais mas que conheçam as nuances da interpretação do texto publicitário. A proposta é trazer frescor e novidade, para aumentar o impacto do filme.

 
 

Próximos passos.

Enquanto segue o processo comercial do projeto, seguiremos pensando e aprimorando nossa proposta criativa. Feedbacks e direcionamentos são mais do que bem-vindos.

 
 

OBRIGADO!