O som do futebol.
Estamos muito empolgados com a possibilidade de produzir o áudio para os roteiros DUAS COPAS JUNTAS, COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO E COPA AMÉRICA. Porque somos fanáticos pelo esporte, porque são grandes propriedades da TV Globo. E, principalmente, por causa do protagonismo que o áudio tem na experiência do torcedor. Não é por acaso que, no campo, vemos aqueles microfones presos ao gramado: o barulho do pé batendo na bola, e o som da bola raspando na rede são tão importantes quanto o som do grito de um gol.
Portanto, além das propostas de caminhos musicais, vamos ter em mente a importância do sound design nesses filmes. Um brasileiro já nasce sabendo dos sons que a bola de futebol produz.
Uma proposta moderna.
O futebol brasileiro também é famoso pelo jeito em que sempre foi captado e transmitido. Desde o lendário Canal 100 até chegar à cobertura atual dos 100% do campo, com ângulos invertidos e câmeras aéreas. Mas onde está a referência mais moderna?
Que música o brasileiro associa a futebol e que as transmissões da TV ainda não usaram?
A trilha sonora dos videogames. Na playlist a seguir Favor ouvir a lista completa no Spotify) destacamos três que nos parecem vibrantes e musicalmente ricas:
1_Beautiful People
6_Take It Easy
13_ City Looks Pretty
Uma proposta desafiadora.
Como descrito na introdução, os sons do futebol são inconfundíveis. E para nós, soam como música. Então por quê não fazer música com eles? A seguir, trilha realizada com sons característicos do basquete.
Uma proposta brasileira.
Novos e surpreendentes sons brasileiros: tem muito talento para descobrirmos e colocarmos no gosto popular. É sempre um caminho interessante, o papel da curadoria musical desempenhado pelo comercial. A Apple segue fazendo isso com seus lançamentos de produtos, tendo trazido para os holofotes nomes como Cosmo Sheldrake (Come Along) e Anderson Paak (‘Til It's Over).
Cosmo Sheldrake, Come Along.
Anderson Paak, ‘Til It's Over
Nossa proposta é dar voz para artistas brasileiros como os dois nomes a seguir:
Mustache & Os Apaches, Time is Monkey
Charlie & Os Marretas, Marretón
A locução.
Estamos sempre em busca de novos nomes, que não sejam locutores profissionais mas que conheçam as nuances da interpretação do texto publicitário. A proposta é trazer frescor e novidade, para aumentar o impacto do filme.
Próximos passos.
Enquanto segue o processo comercial do projeto, seguiremos pensando e aprimorando nossa proposta criativa. Feedbacks e direcionamentos são mais do que bem-vindos.