Que delícia, hein?
Uma das coisas mas difíceis no projeto é evitar trocadilhos com comida. Porque cada roteiro é um prato cheio, é de dar água na boca, uma explosão de sabores. Pronto, agora adiante sem os trocadilhos.
Estamos muito felizes pela oportunidade. Os roteiros são espetaculares, os tratamentos da Luiza e do Johnny estão impecáveis, muito bem fundamentados. E aqui neste link vamos transmitir as nossas propostas de áudio para essa iniciativa tão surpreendente da Suno para iFood.
As diferenças entre os dois projetos.
As propostas são duas faces de uma moeda, sob o ponto de vista sonoro. Vamos seguir as mesmas diretrizes nos dois casos, como veremos a seguir. O que vai diferenciá-los será a execução.
Super Review tem uma exposição mais “internética”, mais pop, mais jovem. Trata da experiência completa de quem usa iFood, na qual a comida é a parte mais importante, mas o processo inteiro conta. A linguagem é mais brincalhona, com toques de nonsense.
Gourmet trata de descobertas, de excelência, de troca de experiências, de curadoria. Precisa ser intimista, intelectual. Claro que vamos fugir do erudito, do grandioso forçado, porque estamos falando de chefs humanizados, em momentos descontraídos.
Pretendemos estabelecer essa diferença criando temas de abertura que são as credenciais de cada série, e que traduzem musicalmente o argumento de cada uma delas.
O tema de abertura nas séries.
Queremos estabelecer uma identidade sonora para a abertura do episódio, que sintetize a proposta da série em segundos. Isso será importante não só para estabelecer que se trata de uma temporada, mas também pensando no long tail, nas temporadas futuras. O tema se torna identidade sonoro, como se fosse o logo da série.
Nos exemplos abaixo ouvimos um espectro que vai de comédia para sofisticação e que representam perfeitamente o argumento de cada uma delas.
Genial tema criado por Rodrigo Amarante para o Larica Total.
Música tema extraída diretamente da playlist do saudoso Anthony Bourdain.
Chef's Table usando Inverno, das Quatro Estações de Vivaldi. Um pouco over, né?
Referências para Super Review
A música de abertura é parte de uma estrutura sonora que vai trabalhar por cada parte das histórias. A animação do começo, seguida pela abertura de cada episódio e depois sound effects e trilha incidental.
A partir da definição do tema central teremos desdobramentos e versões deste tema para colorir momentos dos episódios.
Nossos episódios começam com narração, e nessa referência ouvimos uma maneira interessante de integrar voz e trilha, esta começando lentamente até tomar conta de tudo.
Uma boa referência para a animação da abertura: melodia feita de tons curtos, quase um código, complementanto o SFX.
Uso instigante de SFX.
Mais SFX instigantes, um pouquinho exagerados para dar um ar levemente nonsense.
Para o miolo do episódio a proposta é realismo através do sound design. Na nossa conversa com o Diretor estabelecemos nem captar som direto, fazer toda a sonorização em pós. Como neste exemplo clássico, Eat Drink Man Woman de Ang Lee.
Aqui ouvimos um efeito muito eficaz: a música fica "colorida” toda vez que as pessoas experimentam comida.
Referências para Gourmet
Bom humor, leveza e precisão: a trilha harmoniza com a comida que está em cena como se fosse vinho.
A trilha do filme Chef, do Jon Favreau, tem tanto appetite appeal quanto suas imagens. Gostamos muito dessa levada quase exótica e bem marcante.
De novo Chef, uma levada mais latina.
Essa versão de rua de Sexual Healing meio Charanga do França tem um beat um desacelerado e um realismo que funcionaria como ponto de partida para uma composição original inspirada no clássico de Marvin Gaye.
Gostamos deste efeito: a trilha não-linear fazendo contraponto aos movimentos precisos do cozinheiro. Como teremos muitas cenas fechadas (para esconder a identidade do chef) esta contraposição pode funcionar maravilhosamente.
Música como acompanhamento, foco total nos sons realistas e na precisão de cada movimento.