Jeep, Linha de Montagem.
A gente quer começar repartindo com vocês a nossa alegria por estarmos participando de um job tão importante como esse. Vamos agora fabricar história juntos. Estamos em contato com o Brenno e com a PBA para afinar as propostas e arredondar tudo para a nossa PPM.
Nossas referências.
Nós debatemos longamente antes de enviar referências, para agilizar o processo e não gastar o tempo dos criativos com pastas de músicas infinitas para download. A seguir estão as referências que nós acreditamos que combinam com o roteiro. Podemos optar por um caminho mais cinematográfico (EMOÇÃO), ou então por um caminho mais surpreendente (PERSONALIDADE). Nossa música, seja qual for a referência, vai seguir a lógica de rampa para conduzir ao final de performance do Jeep.
1º Caminho: EMOÇÃO
2º Caminho: PERSONALIDADE
A importância do desenho de som
Abaixo alguns exemplos de mudanças de ambiente que são enfatizadas pelo sound design - incluindo efeitos sonoros e, não menos importantes, pausas e silêncios.
Neste exemplo quase não há trilha, mas as mudanças de ambiente são muito bem marcadas pelos silêncios e um ou outro ruído ocasional.
A ênfase aqui está na cena do espaço, mas todo o sound design é rico e instigante.
Incluímos esse exemplo em que há sons de linha de montagem automotiva em harmonia com a trilha: robôs, máquinas de solda etc.
Algumas propostas de locutores
A pesquisa de vozes nunca para. Essas são duas recomendações, e conforme novas descobertas forem acontecendo serão acrescentadas ao tratamento.
Que sonoridade conduz o filme?
O filme precisa ter um tom épico, sempre crescente. A adrenalina tem que subir no final, mas durante todo o filme o que temos é uma sensação de emoção crescente.
E, claro, sound design que ajuda a construir a narrativa das imagens, “grudando” as diferentes situações e ambientes de uma forma harmônica.
Neste primeiro parágrafo vamos falar sobre referências que usam este tipo de recurso épico, sempre subindo a rampa rumo a um final grandioso.
(Atente só para o uso da música: as referências a seguir são exemplos de rampa).
A música vai preenchendo o comercial, aumentando a tensão sempre.
A trilha sempre crescendo, combinada com elementos de sound design que reforçam a intenção de cada cena.
Nesta referência - não custa lembrar que ainda estamos falando de USO DE MÚSICA e não da música em si - tem alguns exemplos de breaks e pausas, completados por um som que vem do ambiente onde acontece a cena.