Música é organização do tempo.

Em música até o silêncio é contado como um tempo. E, como nossa paixão é por música e também por propaganda, respeitamos ainda mais o tempo.

Uma campanha exige dias e dias de processo decisório, e a gente não fica esperando de braços cruzados: pensamos no roteiro, no que vai fazer a história mais memorável, que instrumento ou efeito ou truque vai tornar o áudio ainda mais importante para o filme. Aproveitamos o tempo que temos agora para aprofundar nossa abordagem, amadurecer nossos pontos de vista. Porque boa música depende de andamento, não de correria.

 

O idioma das ovelhas.

A gente adorou essas miniovelhinhas vilãs. A comparação com os minions é perfeita: querem ser malvadas mas não conseguem deixar de ser fofinhas.

Falando em minions, pesquisamos bastante sobre a língua deles: mistura Indonésio, Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês. Encontramos até um dicionário online, caso queiram se aprofundar no assunto: https://lingojam.com/MinionTranslator

Pelo lado técnico: um intérprete (o diretor dos filmes da série, Pierre Coffin) grava todas as falas dos minions e depois elas são processadas numa estação de sound design chamada Paca, da KYMA - a mesma usada em Wall-E, Batman Dark Knight, Procurando Nemo e um monte de outros blockbusters.

Como é que a gente sabe disso? Porque temos um Paca aqui na Wejam. Queremos desenvolver uma linguagem para elas - pensamos que na versão do Youtube os filmes podem ter closed caption com tradução para o Ovelhês que elas falam ao longo do comercial. Podemos também criar spin offs dos roteiros para gerarmos conteúdo digital, em parceria com a agência e com a produtora de animação.

 

Sound design.

As "falas” das nossas ovelhas durante toda a ação precisam estar integradas aos som ambiente e à música. Como nessa referência:

 

A trilha.

Fomos buscar no cinema referências de outros minivilões adoráveis, além dos minions. Tem sempre uma espécie de coro, repetitivo, que faz pensar num exército determinado a cumprir sua missão.

 

A locução.

Assim como os criativos da agência nós buscamos vozes novas, com pouca exposição na mídia. O que conta é o acting, muito mais que o timbre. No nosso casting costumamos incluir redatores publicitários que têm mais cacoete para a interpretação naturalista que buscamos.

 
 

Próximos passos.

Enquanto segue o processo comercial do projeto, seguiremos pensando e aprimorando nossa proposta criativa. Feedbacks e direcionamentos são mais do que bem-vindos.

 
 

OBRIGADO!