RECAPITULANDO
⇒ RECALL: Bomnegócio.com e Brastemp foram as nossas referências, pela personalidade, pelo tom bem-humorado e pelo poder de continuar tocando na nossa cabeça mesmo após a veiculação.
⇒ VERSATILIDADE: A assinatura sonora é o nosso maior objetivo. É também a parte mais importante de um ecossistema sonoro com várias derivações: uma trilha completa, adaptações para materiais já existentes, uso em abertura/encerramento de TVCs e ainda a possibilidade de acompanhar novos produtos, serviços e canais da Oi.
⇒ LOGO ORGÂNICO: A forma do logo da Oi responde ao som, traz humanidade para a marca. Os elementos sonoros das assinaturas reproduzem este conceito.
AS NOSSAS PROPOSTAS
Antes de partir para as execuções, definimos alguns critérios para criarmos a nova sonoridade da Oi. Nos baseamos na interpretação do briefing, na análise da comunicação da marca e na evolução da nossa apresentação anterior.
São parâmetros importantes porque tornam objetivo o que parece subjetivo, que é a busca por um som emblemático.
As notas/conceitos de cada proposta podem mudar de quadrante. Ou seja, dá para ter terabytes executados com caixa de fósforo e cuíca.
Proposta 1: URBANA
Proposta 2: CORO
Proposta 3: GUITAR
Proposta 4: SEXY CUÍCA
Proposta 5: SIXTIES
Proposta 6: TERABYTES
Proposta 7: 3VEZES
Proposta 8: BARRY
Proposta 9: RIFF
ALGUNS TESTES
Escolhemos um comercial do portfólio recente da Oi para testar algumas das propostas: Guarda-costas. Tem vinheta sonora na abertura e no encerramento e tem uma trilha conhecida no meio, que destaca os efeitos desejados para nossa nova sonoridade (identidade própria e recall).
Teste: filme Guarda-costas com vinheta SEXY CUÍCA
Teste: filme Guarda-costas com vinheta SIXTIES
TRILHA A PARTIR DA VINHETA
As vinhetas são a parte mais potente de um tema musical completo. Fizemos o exercício que você ouve agora, considerando que todas as vinhetas podem ser estendidas para trilhas inteiras.
Trilha a partir da vinheta SIXTIES
PRÓXIMOS PASSOS
A partir da aprovação da agência e da definição de um ou mais caminhos a seguir, vamos testar novos arranjos e execuções para as assinaturas (novos instrumentos, ritmos, timbres) para as composições selecionadas. O espectro no gráfico acima poderá guiar este processo.