Por quê um Podcast?
Poucas vezes na comunicação mundial um formato de mídia surgiu com tanta tração quanto Podcast. Até por isso o ano de 2019 foi batizado de ano do Podcast no mundo. O formato tem crescido exponencialmente no Brasil, com números de audiência cada vez mais interessantes. É uma mídia de nicho, só que o nicho está cada dia maior.
O formato é único.
Quem consome podcast cria seus próprios rituais. Aí enxergamos um caminho interessante para a Vitafor.
Fonte: PodPesquisa, Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD), 2018
Estamos pensando nos milhões de esportistas consumidores Vitafor. Gente que pedala, corre, frequenta academia. E, principalmente, usa fone de ouvido enquanto faz tudo isso.
Ninguém fala de treino, de esporte, de saúde.
Na lista dos Podcasts mais ouvidos do Brasil fica ainda mais claro que se trata de uma mídia de nicho. Assuntos geek, games, pautas afirmativas e entretenimento. Mas não tem ninguém falando sobre treino, sobre dicas de exercícios. Praticamente não há conversas com especialistas, conversa sobre nutrição, sobre assuntos relacionados ao bem estar e ao cuidado com o corpo.
Fonte: PodPesquisa, Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD), 2018
É preciso ter conteúdo.
O nosso teste para a longevidade do conteúdo é o chamado “mínimo 10”: tenho uma boa ideia, estou empolgado com ela. Mas só dá Podcast uma ideia que me permita listar 10 episódios logo de cara. Quem explica isso muito bem é o painel realizado no último YOUPIX, em que estava presente nosso amigo Cris Dias, da Ampere Áudio.
Outro ponto importante, Podcast é:
um ‘mesa-cast’ (diversas opiniões, em conversa conduzida por moderador);
ou roteirizado (tudo é pensado antes, geralmente produzindo um resultado mais objetivo e singular).
Em qualquer dos formatos, é uma mensagem amistosa e próxima, que envolve o ouvinte a ponto dele se sentir parte da conversa mesmo que não esteja falando. Quanto mais eficiente é esta mensagem, mais o ouvinte se encarrega de disseminá-la, o que explica a manutenção da característica “nichada” - o ouvinte passa adiante para pessoas que têm o mesmo perfil.
O que imaginamos para Vitafor?
Um Podcast utilitário, com informação que corresponda aos valores e atributos da marca, e que, como acontece com os produtos, seja útil na vida de pessoas que se importam com a saúde, o bem estar e os cuidados com corpo.
Há demanda para este tipo de assunto: analisamos os programetes produzidos por Marcio Atalla para a CBN, Bem-estar & Movimento. A participação é gravada, formato simplificado (respostas à perguntas dos ouvintes), e não há pós-produção nenhuma, nem participação de convidados ou troca de ideias. Ainda assim o quadro tem boa performance na grade da rádio (uma das mais ouvidas do país), com execução diária e reprodução em formato podcast nas mais diversas plataformas (Spotify, Apple Podcast, Globo.com e outras).
Vitafor conta com um time de esportistas que podem protagonizar episódios, com dicas de nutrição, performance ou mesmo histórias vividas. Isso sem contar as participações especiais, sempre que houver eventos de destaque.