A trilha: 2 caminhos.
Partindo da conversa que tivemos sobre gosto e preferências musicais (AC/DC, Charlie Brown Jr., Rage Against the Machine) levantamos algumas referências que compartilhamos abaixo.
O caminho ideal seria negociar direitos fonomecânicos para usar as músicas dos próprios artistas.
E há um outro, de criarmos 100% da trilha com música original, a partir de referências escolhidas conjuntamente.
Voz de pensamento: o narrador.
Recomendamos utilizar a figura do narrador, que amarra todas as situações e é um importante recurso narrativo: permite que opiniões e pontos de vista sejam transmitidos de uma maneira orgânica, menos afirmativa e mais suave. Por exemplo: um narrador pode criticar com uma piada uma nota claramente favorável a um havaiano, contra um dos brasileiros, sem que isso se torne uma bandeira para o filme.
A melhor referência que encontramos é Jeff Bridges (ator, Big Lebowski, Onde os Fracos Não Tem Vez, Crazy Heart) como narrador do documentário Chasing The Lotus.
Três nomes nos parecem muito interessantes para irmos atrás. Na vibe de alguém que não pega onda mas entende o esporte com a alma, Arthur Veríssimo.
Na vibe surfista mas capaz de ler e interpretar bons textos, Vladimir Brichta. Ele esteve no Ranch do Kelly, numa matéria com Luciano Huck, certamente se interessaria pelo projeto.
E, para quebrar paradigmas, Jorge Paulo Lemann. O brasileiro mais capitalista do mundo narrando um filme sobre sua primeira grande paixão. Isso ganharia muitas manchetes.
(Clique na imagem para acessar um link externo e relembrar as vozes/sotaque dos narradores).



Desenho de som/depoimentos complementares.
Apesar de ainda não conhecermos imagens ou roteiro, sabemos que o filme terá muitos depoimentos em off e em on, intercaladas a cenas de surf e de bastidores. O desenho de som nessas imagens será muito importante, bem como nossa disposição para regravar depoimentos de atletas e personalidades. Todo o desenho e a mixagem de som serão feitos por nossa equipe, nos nossos estúdios em São Paulo.
Referências de músicas.
Aqui vão algumas propostas que podem nos guiar, seja na seleção de músicas originais ou seja na criação de novas músicas.
O filme tem diversos momentos e moods, e foi assim que pensamos nessa proposta.
Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga - Planet Hemp
No Olimpo, Nação Zumbi
Praieira, Chico Science&Nação Zumbi
O céu, o sol e o mar, Mombojó
Não Deixe O Mar Te Engolir, Charlie Brown JR
Tivemos uma outra ideia que complementa as referências. É um pouco mais conceitual: na música, como no surf, os estrangeiros se dobram ao Brasil. Nossa proposta então é usar músicas brasileiras que foram regravadas por gringos, cantando em português. Espie os exemplos abaixo.
Maluco Beleza, Tsubasa Imamura
O Leãozinho, Beirut
Estimativa.
Considerando a duração de 1h30, estimamos um custo de R$200k-R$250k para todo o trabalho de áudio (considerando a criação de 100% das músicas baseadas em referências). É uma estimativa conservadora, e estamos bastante abertos para conversar porque o projeto é muito especial.