CREDENCIAIS
⇒ A WeJam nasceu em 2017, mas tem no seu DNA décadas de experiência de profissionais de algumas das maiores produtoras e agências do país.
⇒ Ao longo de sua evolução os criativos da WeJam foram autores de algumas das mais bem-sucedidas execuções de Sound Branding da nossa publicidade.
UM POUCO DO NOSSO REPERTÓRIO DE SOUND BRANDING
Exemplos da nossa metodologia que traduz conceitos e pensamentos para música.
UMA NOVA IDENTIDADE MUSICAL PARA A OI
Música é uma das mais importantes ferramentas de construção de marca que existem. É assim desde o rádio, e não deixou de ser assim (apesar do que nos diz o Facebook).
Mas sound branding exige técnica e objetividade. Não acreditamos no approach "e se a marca fosse uma pessoa?".
Marcas são arquétipos. Seus símbolos precisam carregar significados perenes. Não é diferente com elementos sonoros. A singularidade que a Oi tem construído com sua história, e o brilhante trabalho desenvolvido com a pronúncia do Oi são provas disso.
SONIC LOGO DA OI
O que mais nos chama a atenção no trabalho que acompanha este briefing é a corretíssima importância que se dá aos parâmetros para a identidade sonora.
No caso da Oi, ela precisa ser ORGÂNICA e COLABORATIVA. São parâmetros, que eliminam a subjetividade e estimulam a busca de execuções proprietárias.
UMA MARCA ORGÂNICA E COLABORATIVA
Apenas como exercício, podemos sugerir caminhos de execução que materializam os parâmetros da marca.
A Oi é alegremente brasileira. Organicamente ligada ao Brasil, e portanto, fala português. Em termos musicais, a Oi deve se expressar através dos instrumentos nacionais: percussão, cordas, vocal e vocalizações na nossa língua. A Oi é Marisa Monte e não Nina Simone. É Caetano Veloso e não David Bowie.
E a Oi é grupo, em vez de artista solo. Porque é colaborativa, porque propõe a colaboração, porque faz com que pessoas, no plural, se entendam.
MÚSICA PERIFÉRICA BRASILEIRA
A WeJam nasceu de um projeto de escuta de música periférica: nossos Labs.
Acreditamos na nova música e nos novos talentos. É por isso que a missão do WeJam Lab é fazer o talento fazer barulho. Já criamos, produzimos e lançamos 6 singles para artistas independentes, em gêneros tão diversos como blue, rap e pop.
Podemos fazer do WeJam lab uma ferramenta de escuta para a Oi, e a partir de experimentos em estúdio identificar novas vozes e novos sons da nossa música.
Não por acaso estamos desenvolvendo projetos de fomento social através da música, contemplando as leis de incentivo a cultura no país.
Os produtos Oi.
A Oi representa um enxoval completo de marcas e serviços em comunicação e tecnologia. Internet, TV, Celular, Oi Futuro, Oi Casa Grande, Oi FM: enxergamos cada um desses produtos como prolongamentos dos parâmetros da marca. Estamos prevendo criar sonoridades únicas para cada um deles, derivadas da nossa proposta de sound branding.
Curiosidade, experiência e acima de tudo, talento.
A WeJam é uma produtora jovem com décadas e décadas de experiência. É daí que vem nosso enorme desejo de contribuir para a continuação do sucesso da história de marca da Oi.