Presença digital
Por anos as grandes plataformas sociais insistiram em informar que o áudio era supérfluo. Foi uma época de vídeos legendados e insistência no formato horizontal.
Com a evolução na velocidade da internet isso caiu. Hoje o áudio é indissociável do vídeo, seja nas timelines das redes sociais, seja na publicidade.
O sound branding (a combinação de propriedades sonoras da identidade da marca) se torna ainda mais importante. É um recurso que auxilia na fixação da mensagem e também na construção da marca pela repetição a cada novo impacto.
Ainda mais para uma marca que é sinônimo de comunicação como a Vivo.
Um pouquinho de história
A Intel tinha um problema: era a alma do negócio dos PCs, propulsionando com seus chips a vasta maioria dos computadores pessoais fabricados no mundo. Mas sua marca não aparecia, já que estava dentro das máquinas, inacessível aos olhos do consumidor.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, o chip não podia seguir comoditizado como estava.
A Intel então lançou uma das mais bem-sucedidas campanhas de branding da história. Nascia a marca “Intel Inside”, que estaria em todos os computadores equipados com chip Intel.
Foi criado o Intel Bong: 5 notas, executadas em 3 segundos. Uma nota de abertura, como um alerta, seguida por 4 notas que representam a sonoridade de cada uma das sílabas da frase.
O valor da assinatura sonora da Intel é estimado em muitos milhões de dólares. E sua importância na comunicação da marca aumenta conforme a expansão da comunicação no mobile.
Alguns exemplos do nosso trabalho
A seguir algumas das assinaturas sonoras criadas pelo nosso time num período recente.
Assinatura sonora criada para o app 99. A frase da assinatura da campanha foi transformada em identidade sonora, criando aderência para as peças da campanha.
Sound Branding criado para o AC Camargo Cancer Center. Nosso desafio foi encontrar uma forma de representar o sorriso e o verde do logo musicalmente.
Sound Branding não é uma ferramenta só para grandes anunciantes. Nosso cliente SABZ Advogados usa o sound branding criado pela Wejam em toda a sua comunicação online. Nossa inspiração foi o logo, com as 4 letras em 4 compartimentos: um compasso 4/4. Por sugestão nossa a SABZ refez a animação, com os riscos azuis acompanhando o movimento real que o maestro faz ao reger nesse compasso.
Soundlogo Polenghinho: uma identidade sonora capaz de gerar identificação em todas as idades de público, para uma marca tradicional que vive em processo de rejuvenescimento.
Por fim, alguns de nossos trabalhos mais emblemáticos em sound branding.
Próximos passos
A partir de uma conversa sobre preferências musicais e um entendimento sobre objetivos e parâmetros da Vivo, considerando aspectos macro da comunicação da marca, vamos iniciar nosso processo de busca e testes para uma sonoridade proprietária. Se estiverem disponíveis para essa próxima conversa, somos todos ouvidos.